• Marcela Chanan

Biblioteca Primeira Infância #1: literatura infantil.

Atualizado: Fev 17

#primeirainfancia #biblioteca #blogculturainfantil #indicacaodelivros #literaturainfantil #pedagogia #educacao #arteeducacao #brinquebook


A Biblioteca Primeira Infância é um espaço do blog Cultura Infantil para indicação de livros sobre educação da primeira infância e literatura infantil. Confira também o perfil no instagram @bibliotecaprimeirainfancia.


Hoje a estréia será com a editora parceria BRINQUE-BOOK! www.brinquebook.com.br


  • A Macaquinha - Marta Altés (tradução Gilda de Aquino)

A capa do livro é texturizada, uma delícia passar as mãos! As ilustrações são divertidas, as cores têm um jogo de tonalidades que chama a atenção para as formas e trazem muita riqueza para narrativa, os pequenos vão amar.


A macaquinha é muito esperta e ativa, adorava explorar a floresta, mas nem sempre as coisas davam certo. Ela não conseguia fazer tudo que os seus amigos macaquinhos faziam, sentiu-se chateada e decidiu provar que conseguia fazer algo que precisasse de muita coragem. E lá foi ela provar que os pequenos também fazem coisas grandes, o que será que ela aprontou nessa grande aventura?


  • Juju e a Àrvore da Amizade - Fabio Quinteiro

Juju e a árvore da amizade parecem uma só! As ilustrações me lembraram história em quadrinhos, tem bastante cores e informação.


Juju é uma menina que ama ter amigos e cuidar da natureza, não é tarefa simples, precisa regar, cultivar, alimentar...Amizade tem de todo tipo, planta também! E com essa diversidade, se há cuidado, respeito e empatia, crescem e se fortalecem!

Os amigos e a natureza tornam-se motivo de felicidade, alegria, bem-estar, união e troca.

Juju nos dá dicas de como plantar e preservar a natureza. Ensinamentos preciosos!


  • O Caracol e a Baleia - Julia Donaldson e Axel Scheffler (tradução Gilda de Aquino)

As ilustrações do Axel Scheffler são inconfundíveis! Logo percebi que o livro era dos mesmos autores de "O Grufálo". Adoro todos!


Quem imaginaria a amizade de um caracol com uma baleia? Ele tão pequeno, ela tão grande! Porém, o caracol decidido a explorar o mundo teve uma ideia e a colocou em prática. Logo apareceu uma enorme baleia jubarte e fez um convite ao caracol.


Os dois viveram muitas aventuras e o caracol sempre grudado na baleia, se sentia tão pequenino em meio aquela imensidão. Como toda aventura pode oferecer algum perigo, foi o que aconteceu a baleia ficou presa em uma praia e foi o pequeno caracol que a salvou de forma muita inesperada e criativa. Na volta para sua rocha (casa do caracol) cantaram as aventuras para os colegas caracóis e contagiaram a todos.


  • Chapeuzinho e o Leão Faminto - Alex T Smitth (tradução Gilda de Aquino)

Os detalhes dourados na capa dão um toque especial para a juba do leão e a chapeuzinho negra com sua expressão já nos deixa curiosos. Que maravilha! Viva a representatividade!


Essa versão ganha um novo contexto, mas as crianças não deixarão de identificar essa narrativa que já conhecem. As ilustrações são alegres, delicadas, detalhistas e encantadoras. Durante o percurso da chapeuzinho até a casa da tia, ela passa por muitos animais da savana africana. E ao chegar se depara com uma cena estranha, mas que não a deixou ser enganada, chapeuzinho é muito esperta! O desfecho do leão famineto o lugar da tia é muito engraçado e surpreendente! Será que ele aprendeu a se comportar?


Boa leitura e Compartilhe!

105 visualizações

Contato

© 2019 por Marcela chanan .SP-BR Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza