• Marcela Chanan

Biblioteca Primeira Infância #9: Cultura da Infância

Atualizado: Jul 13

#indicacaodelivros #brincar #culturainfantil #editorapeiropolis #culturabrasileira #bibliotecaprimeirainfancia



A Biblioteca Primeira Infância é um espaço do blog Cultura Infantil para indicação de livros sobre educação da primeira infância e literatura infantil. Confira também o perfil no instagram @bibliotecaprimeirainfancia.

As indicações de hoje são dois títulos da editora Peiropólis sobre a arte brincante e a cultura da infância.

https://www.editorapeiropolis.com.br/


  • Álbum de Família: aventuranças, memórias e fabulações da trupe familiar Carroça de Mamulengos - Texto de Gabriela Romeu e Ilustrações de Catarina Bessel


Eram dois na estrada, até formarem uma trupe familiar: a Carroça de Mamulengos!

São 40 anos de apresentações itinerantes por todo Brasil: artistas brincantes, atores, músicos, bonequeiros, contadores de histórias e palhaços levam arte, cultura popular e tradição para o povo. Personagens, brincadeira e ludicidade para todas as idades!


Imagina quanta história essa trupe tem para contar? Cheia de peculiaridades, experiências e saberes que entrelaçam como cada um chegou nessa família, já estão na terceira geração! Tem muita alegria e tem tristeza também, uma história de suspirar.


O texto é rimado, divertido, recheado de palavras regionais, curiosidades e até canções. As ilustrações são belíssimas! Colagens com fotos reais da história da trupe, cada imagem desperta a imaginação, enche os olhos e alegra o coração.


A arte brincante também faz parte da minha profissão como pedagoga, então foi uma alegria imensa conhecer o trabalho dessa trupe.


Ficou curioso? Tem como visualizar o álbum de fotos original no site da editora.


Quer saber mais sobre a trupe?

Visite http://www.carrocademamulengos.com.br/



  • Lá no meu quintal: o brincar de meninas e meninos de norte a sul - Texto de Gabriela Romeu & Marlene Peret, Fotografias de Samuel Macedo e Ilustrações de Kammal João.


Nesse livro as autoras relatam brincadeiras regionais de meninas e meninos do Brasil, seja em quintais, na rua, na praça ou dentro de casa, com certeza a conexão com a sua criança interior por meio de memórias será despertada!


O brincar faz parte das minhas pesquisas cotidianas com as crianças, então fiquei curiosa para conhecer essa obra e ampliar o olhar e os saberes, me inspirar e refletir.


As autoras pesquisaram desde os centros urbanos a periferia das cidades, até lugares mais distantes como aldeias indígenas, terras quilombolas e comunidades ribeirinhas. O livro é organizado por regiões: norte, nordeste, centro-oeste, sul e sudeste.


Me surpreendi com tamanha beleza do texto, das ilustrações e das fotos. Muito sensível e potente (dá voz as crianças e suas narrativas), oferece uma riqueza imensa de detalhes dos quintais onde pesquisaram. Apresenta curiosidades, desenhos, mapas, como fazer, compartilha saberes e a cultura local. Não tem como não se encantar!


Quer saber mais sobre outra pesquisa das autoras?

Visite https://projetoinfancias.com.br/site/ .


Contato

© 2019 por Marcela chanan .SP-BR Orgulhosamente criado com Wix.com

logo cultura infantil boneca1_edited.jpg
  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • Biblioteca Primeira Infância