• Marcela Chanan

Biblioteca Primeira Infância #13: para pensar alternativas ao educar

#bibliotecaprimeirainfancia #montessori #disciplinapositiva #educarcrianças #primeirainfancia #pedagogia #educacaoinfantil



A Biblioteca Primeira Infância é um espaço do blog Cultura Infantil para indicação de livros sobre educação da primeira infância e literatura infantil, confira também o perfil no instagram @bibliotecaprimeirainfancia ou clique aqui https://www.instagram.com/bibliotecaprimeirainfancia/


Esse são dois livros da editora Manole para conhecer e pensar alternativas para educar as crianças.

https://www.manole.com.br/



  • Método Montessori - uma introdução para pais e professores da autora Paula Polk Lillard

Conheci esse livro quando comecei a pesquisar sobre a filosofia Montessori.


Com um panorama geral para que tenhamos um olhar amplo sobre o método, a autora nos apresenta de forma clara e consistente uma introdução histórica, a filosofia e o método, um diálogo com as famílias, a abordagem aplicada à escrita e à leitura, e aspectos a refletir sobre porque adotar essa linha pedagógica.


Meu interesse estava mais focado na história da Montessori, inclusive assistir o filme "Maria Montessori: una vita per i bambini" foi maravilhoso! Entender um pouco mais sobre o que é a filosofia e o que é o método, já que busco me inspirar nessa pedagogia e não ser uma professora montessoriana. Então, assim como todos seus livros, esta edição atende a diversos públicos e interesses. A partir dessa leitura descobri meu foco e sigo com os estudos.


  • Disciplina Positiva para crianças de 0 a 3 anos - como criar filhos confiantes das autoras Jane Nelsen, Cheryl Erwin e Roslyn Ann Duffy

Já tinha ouvido falar sobre Disciplina Positiva, mas achava meio estranho, porém ao reparar que era voltado para a primeiríssima infância, fiquei curiosa.


Talvez essa aproximação venha da minha última experiência educativa onde o espaço não-formal que atuei tinha outras referências para a educação, diferente da escola, tinha muita proximidade com as famílias e uma relação como nunca havia vivenciado. Novos olhares de adultos pensando a criança, conhecendo e colocando em prática abordagens que contribuem com a relação e a educação de bebês e crianças. As famílias eram muito reflexivas na busca de ser um adulto melhor e propiciar um bom desenvolvimento para seus filhos e filhas.


Então, nesse sentido acredito que expandir o olhar e conhecer, para depois refletir se acredita ou não nesse modo de lidar com as crianças é interessante.


Embora o nome traz certa dureza "disciplina", as autoras deixam bem claro que não se trata de ser duro, exigente e autoritário. É um livro que fala de amor, vínculo e conexão na relação com a criança. É preciso saber o seu papel de adulto e entender a criança e suas necessidades.


O conteúdo do livro têm um olhar plural, não são apenas ferramentas, são reflexões profundas sobre o adulto e sua postura, sobre a criança e suas emoções. Que educação se faz com amor e paciência, com firmeza e limite, com consciência e respeito.


Há exemplos bem realistas, que provavelmente já fizeram parte da vida de todos nós. É indicado tanto para famílias, quanto para educadores.


CONTATO

© 2019 por Marcela chanan .SP-BR Orgulhosamente criado com Wix.com

logo cultura infantil boneca1_edited.jpg
  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social