• Marcela Chanan

Biblioteca Primeira Infância #14: literatura infantil

Atualizado: Jul 5

#literaturainfantil #indicacaodelivros #primeirainfancia #educacaoinfantil #infanciaseleituras


A Biblioteca Primeira Infância é um espaço do blog Cultura Infantil para indicação de livros sobre educação da primeira infância e literatura infantil. Confira também o perfil no instagram @bibliotecaprimeirainfancia.


A indicação de hoje são dois títulos da editora Pequena Zahar, entre no site e cadastre-se para receber as novidades da editora! https://zahar.com.br/pequenazahar



  • Prisioneiros da Geografia para jovens leitores Nosso mundo explicado em 12 mapas - Texto Tim Marshall, Ilustrações Grace Easton e Jessica Smith


Esse não é um livro literário, mas conta uma história: a do mundo! Só que pelo olhar da geografia. São apresentados diversos assuntos por meio de 12 mapas ilustrados.


A capa dura é muito atraente: grande, texturizada, com cores e brilho nas letras. O sumário informa o leitor sobre as regiões eleitas e possíveis temas a descobrir, além de pequenas ilustrações que já trazem imagens de cada lugar. Há uma nota do autor contando sobre a origem deste livro (que é a adaptação de um livro para adultos) e explica também o título Prisioneiros da geografia.


São doze partes do mundo com informações e curiosidades sobre a geografia, a história e um tema em destaque com ilustrações que despertam a imaginação e a vontade de mergulhar na leitura: texto e imagem se complementam. Mostra a importância da geografia nas questões do mundo e responde a várias perguntas que definem e decidem contextos.


Meninas e meninos vão viajar nessa aventura e perceber quão grande e diverso é o mundo!



  • Minhocas comem amendoins - Texto e ilustração Élisa Géhin

Quando me deparei com esse livro foi um espanto! Minhocas que comem amendoins?


A capa grande, lisa e com cores chamativas me deixou curiosa. A história é acumulativa, ou seja, as minhocas, os passarinhos, os gatos e os amendoins se somam e se repetem durante a narrativa. As ilustrações me lembraram padrões gráficos.


A gramatura das folhas, as imagens divertidas com dimensões ora pequenas e ora grandes, a possibilidade de ver um dentro do outro, a ideia de inverter a ordem, bagunçar as coisas, tudo inesperado! As cores se complementam, as expressões fazem rir, as crianças adoram essa ideia de comer muito e explodir. Mas uma solução é encontrada para tanta confusão e as minhocas não ficaram tão satisfeitas, o final deixa a impressão de continuidade.

Vamos criar uma outra história a partir dessa?

78 visualizações

Contato

© 2019 por Marcela chanan .SP-BR Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza