• Marcela Chanan

Biblioteca Primeira Infância #18: literatura infantil.

#primeirainfancia #educacaoinfantil #criançaselivros #literaturainfantil #bibliotecaprimeirainfancia #boitata #boitempoeditorial



A Biblioteca Primeira Infância é um espaço do blog Cultura Infantil para indicação de livros sobre educação da primeira infância e literatura infantil. Confira também o perfil no instagram @bibliotecaprimeirainfancia.


As indicações de hoje são do selo Boitatá, da Boitempo Editorial, conheça os títulos em https://www.boitempoeditorial.com.br/vitrine/boitata .

Parceria recente do blog, por acaso me inscrevi em um ciclo de conversas (Sesc) sobre Livros para Pequenos Cidadãos com os autores da Boitatá e é puro encantamento. Conhecer os processos e ouvir sobre as ideias dos livros, tem sido precioso! Logo esse ciclo estará disponível na TV Boitempo https://www.youtube.com/user/imprensaboitempo



  • Leotolda - Olga de Dios

A capa já me conquistou: cores, personagens e título. Que nome diferente! Qual dessas personagens será Leotolda? Sobre o que será a história?

O livro todo foi feito apenas com 3 cores, repare as composições e sobreposições, um lindo jogo de cores!

As ilustrações e o texto aguçam a imaginação e nos faz entrar na narrativa junto com as personagens. As imagens estão nas páginas inteiras e ainda é possivel abrir algumas abas que ampliam ainda mais o entusiasmo pela leitura. Apresentam um mundo de possibilidades sem estereótipos, trata de temas importantes de forma sensível entre fantasia e realidade. Uma aventura que convida o leitor a participar e no final, bem no final não poderei falar, mas li ontem esse livro e acredite se quiser: sonhei com a Leotolda!


  • Fala Baixinho - Janaina Tokitaka

As ilustrações são delicadas, espontâneas e muito expressivas. Fiquei encantanda com os detalhes, as pinceladas, as combinações e os efeitos, gosto muito de aquarela.

Essa narrativa fala de uma menina que lê tranquilamente debaixo de uma àrvore, enquanto alguns meninos jogam bola no gramado.

Um chute alto e a bola desaparece, os meninos se perguntam sobre a bola e brigam pelo sumiço da mesma, durante a discussão a menina diz várias vezes "Está aqui!" e ninguém ouve. Até que ela resolve se levantar chegar perto dos meninos e dizer novamente onde está a bola. E quando reparam nela dizem "Mas por que não avisou antes?".


Fala baixinho nos ensina que falas gentis evitam transtornos e fazem muita diferença em um mundo tão barulhento.

288 visualizações

Contato

© 2019 por Marcela chanan .SP-BR Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza