• Marcela Chanan

Biblioteca Primeira Infância #2: sobre arte e crianças pequenas.

Atualizado: Jul 13

#primeirainfancia #biblioteca #blogculturainfantil #indicacaodelivros #pedagogia #educacao #arteeducacao #editorablucher


A Biblioteca Primeira Infância é um espaço do blog Cultura Infantil para indicação de livros sobre educação da primeira infância e literatura infantil, confira também o perfil no instagram @bibliotecaprimeirainfancia.


Essas são duas referências da área da Pedagogia e da Arte-Educação, obras imprescindíveis para educadores que atuam com a primeira infância da Editora Blucher, Coleção InterAções. Aproveite e conheça todos os 11 volumes da coleção em https://www.blucher.com.br/area/catalogo/pedagogia-191


  • Interações: onde está a arte na infância? - Stela Barbieri


Conheci esse livro, em 2014, ao pesquisar sobre arte e crianças pequenas para escrever uma monografia. Já conhecia o trabalho da Stela Barbieri e sempre admirei, cheguei até a participar de um encontro formativo com o tema desse livro. Gosto do olhar dos artistas para arte com crianças, contribui muito para nossas práticas e reflexões.


Quando pensamos em arte muitas vezes desejamos separar o que é e o que não é, nesse livro a artista desenvolve um percurso em volta da pergunta: Onde está a arte na infãncia? No espaço? Nos materiais? Na linha? No corpo? Na natureza?.


Amplia nosso olhar para a arte contemporânea e traz conceitos importantes como estética, experiência, imaginação e processo criativo. Discute a importância da formação de professores e da imagem na arte.


O próprio livro é uma experiência estética, que desperta sensações desde as belas fotografias coloridas e desenhos até o papel lisinho das páginas.

A autora mescla teoria e prática, e também dialoga com relatos e comentários de profissionais da educação infantil, além de citações reflexivas e uma bibliografia rica para pesquisa.



  • Interações: ser professor de bebês - cuidar, educar e brincar, uma única ação. - Cisele Ortiz e Maria Teresa Venceslau de Carvalho


No começo na minha pós-graduação em Educação de 0 a 3 anos, em 2013, conheci esse livro. Uma obra fundamental para quem está iniciando sua profissão como professor(a) de bebês e crianças pequenas ou quer renovar suas práticas.


Para ser professor de bebês o primeiro aspecto que precisa ser compreendido é que cuidar e educar são indissociáveis, cuidar é uma ação educativa.


Nesse volume da Coleção Interações, você vai encontrar a importância e a responsabilidade do trabalho com bebês e crianças pequenas, consequentemente quanto mais estudar, colocar em prática e refletir, mantendo-se em movimento, mais perceberá o seu valor profissional.


Esse livro trata de assuntos como: quem é o bebê e a criança pequena hoje, as relações, o acolhimento, a organização de espaços e materiais, rotina, brincadeira, linguagem, acompanhamento do desenvolvimento e sugestões. Todo o conteúdo foi pensado para que o professor tenha clareza da intencionalidade educativa no planejamento do trabalho com os pequenos.


Compartilhe!


133 visualizações

Contato

© 2019 por Marcela chanan .SP-BR Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza