• Marcela Chanan

Biblioteca Primeira Infância #5: literatura infantil.

Atualizado: Fev 17

#literaturainfantil #brinquebook #infanciaeleitura #bibliotecaprimeirainfancia #escarlate

A Biblioteca Primeira Infância é um espaço do blog Cultura Infantil para indicação de livros sobre educação da primeira infância e literatura infantil. Confira também o perfil no instagram @bibliotecaprimeirainfancia.


A primeira publicação do ano é também o primeiro grupo parceiro do blog: a Brinque-Book e a Escarlate! Muito amor envolvido!


www.brinquebook.com.br


  • Era uma vez 20 - Luciana Sandroni e Guilherme Karsten

Esse é um livro 2 em 1: de um lado do livro Pequenas histórias de 10 grandes brasileiras que marcaram o Brasil, do outro Pequenas histórias de 10 grandes brasileiros que marcaram o Brasil.


Entre as mulheres estão a heroína Maria Quitéria, a compositora Chiquinha Gonzaga, a feminista Bertha Lutz, a educadora Antonieta de Barros, a médica Nise da Silveira, a cantora Carmen Miranda, a escritora Rachel de Queiroz, a artista Djanira, a atriz Cacilda Becker e a tenista Maria Esther Bueno.


Entre os homens estão o líder Zumbi dos Palmares, o médico Oswald Cruz, o inventor Santos Dumont, o escritor Monteiro Lobato, o compositor Heitor Villa-Lobos, o músico Pixinguinha, o poeta Carlos Drummond de Andrade, o pintor Candido Portinari, o ator Grande Otelo e o jogador Garrincha.


Nesse livro pude conhecer a história de cada um desses grandes nomes. Encantador!


Sinto que quando lemos sobre de onde a pessoa veio, suas batalhas e sonhos, entendemos a força que ela carrega, o que move suas lutas e realizações. As narrativas, quase que mini biografias, promovem visibilidade e valorização de pessoas tão importantes, principlmente, para o nosso país.


Eu mesma não conhecia algumas histórias, são emocionantes! Fortalece o quanto é importante a gente lutar pelo acredita.


  • Girafas - Jean-Claude

A capa é alegre, colorida, com pescoços longos e divertidos! O título na vertical tornou a composição muito atraente.


Um pai desenha para filha 1, 2, 3, 4...ele se cansa, mas segue 5,6...tem confusão, fantasia, outros desenhos, 7, 8, mas a menina quer mais girafas, ela quer 10! Será que o papai vai conseguir desenhar todas as girafas? Sem confusão, todas enfileiradas, das mesmas cores, com as mesmas pintas?


Diversão garantida!


  • Mustafá - Marie-Louise Gay

Mustafá e sua família estão distantes de sua terra natal, as lembranças ainda estão muito vivas na sua memória.


Conforme os dias passam ele conhece um pouco mais desse novo lugar: observa a natureza, brinca no parque, descobre bichinhos e plantas; encontra uma menina, mas foge, não entende seus costumes e idioma.


A cada dia que Mustafá vai ao parque uma novidade acontece, ele observa tudo e compara o que vê. Em algumas situações tenta interagir com as pessoas, mas ninguém o vê.

Ele encontra aquela menina novamente e aceita acompanhá-la, eles se divertem juntos, brincam, exploram o parque e uma nova amizade faz com que não se sinta mais invísivel.

Uma história sensível sobre como uma criança pode se sentir bem em um novo lugar.


  • Pio, o passarinho - Martin Baltscheit

Um passarinho cai do ninho, bem na beira de um rio.

Três sapos dizem: Croac! E ele Pio! e Croac! Pio! Croac! Pio!

Tanto os sapos, quanto o passarinho ficam pensantes sobre quem é quem. Tentam conversar novamente, mas não se entendem até que de repente o passarinho diz CROAC!

Os sapos não entendem como aquilo pode ser um sapo e decidem dizer PIO!


Depois dessa confusão, o passarinho descobre que ao falar a língua de outros animais se salva de algumas situações como aconteceu ao encontrar um cachorro, um gato e conversar com outros habitantes da região. Ao ouvir outro passarinho chamando TIRILI TIRILÁ resolve voltar para o rio e quando ele chega lá... surpresa!


Uma história envolvente, divertida e cheia de esperteza!

125 visualizações

CONTATO

logo cultura infantil boneca1_edited.jpg
  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • Instagram - Cinza Círculo

© 2019 por Marcela chanan .SP-BR Orgulhosamente criado com Wix.com