• Marcela Chanan

Biblioteca Primeira Infância #6: linguagens e culturas infantis

Atualizado: Mar 26

#culturainfantil #ascemlinguagens #linguagensinfantis


A Biblioteca Primeira Infância é um espaço do blog Cultura Infantil para indicação de livros sobre educação da primeira infância e literatura infantil, confira também o perfil no instagram @bibliotecaprimeirainfancia ou clique aqui https://www.instagram.com/bibliotecaprimeirainfancia/


Esses são dois livros da Editora Cortez, escolhidos especialmente para aprender mais sobre as linguagens e as culturas infantis, por meio do olhar de professoras que são minhas referências.

www.cortezeditora.com.br




  • Infância e suas linguagens - Marcia Aparecida Gobbi e Mônica Appezzato Pinazza (organizadoras).

O livro traz uma retomada importante de conceitos e concepções dos documentos oficiais para educação, o que deve sustentar práticas pedagógicas de qualidade, em diálogo com experiências apresentadas em um Seminário Internacional entre Brasil, Itália e Espanha.

Dentre os assuntos tratados estão a infância, a arte e a ciência, a imaginação, a fantasia, a criação, a poética infantil e a formação de professores.


Quando falamos sobre as linguagens infantis precisamos entender o que é experiência, o que é educação estética, qual a importância da cultura, como arte e a ciência se entrelaçam... É preciso construir novos olhares e práticas em que o professor se coloque como observador, ouvinte, pesquisador e aprenda com as crianças.


Pura inspiração para transformar a ação pedagógica!


  • Linguagens e Culturas Infantis - Adriana Friedmann

A partir de suas experiências e pesquisas com a escuta e a observação de crianças, a autora nos revela um pouco de suas memórias pessoais e o porquê do seu interesse por esses temas. Nos convida a um olhar sensível para a crianças e a necessidade de ouvi-las, respeitá-las, proporcionar espaços de expressão e renovar nossas atitudes e práticas.


Reflete sobre a importância de acessar as memórias da infância, fonte rica de conexão com nossa criança interior, processo importante para a formação do educador. Compreender a si mesmo, suas escolhas, suas crenças...


Discorre sobre a infância e as crianças, a escuta, o tempo de brincar, a observação, as narrativas, as culturas infantis, a ludicidade, a linguagem no brincar, a infância e o consumismo, a arte e o imaginário, as expressões e os olhares.


Um livro incrível para renovar o olhar!

414 visualizações

CONTATO

© 2019 por Marcela chanan .SP-BR Orgulhosamente criado com Wix.com

logo cultura infantil boneca1_edited.jpg
  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social