top of page

As cores nos espaços da educação infantil

  • Foto do escritor: Marcela Chanan
    Marcela Chanan
  • 18 de mai. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 1 de jul. de 2022

Por Marcela Chanan



Essa é uma pequena reflexão em relação a presença das cores nos espaços da educação infantil. Observo que muitas escolas optam por cores primárias ao pintar as paredes e os brinquedos de madeira (deixe natural, trate a madeira!) ou mesmo adquirem os de plástico para o parque e até a areia ganha cor. As cores estão no chão, nos tapetes, nos murais, nos brinquedos e até nas prateleiras revestidas com adesivo plástico estampado, estão por toda parte.


Talvez este aspecto tenha me chamado a atenção por ter estudado comunicação visual antes da Pedagogia e porque trabalhei em algumas escolas onde já havia certa atenção com a estética do ambiente, o que tornou-se referência para mim.


Ao estudar a abordagem de Reggio Emilia, a abordagem Pikler e a Pedagogia Científica de Montessori, percebi que em todas há um olhar intencional para os ambientes, os espaços e os materiais em relação as cores, as quantidades, a organização e os excessos de informações nas paredes. E por que será?


Você já parou para pensar que...

  • o espaço que é oferecido às crianças têm uma linguagem visual e consequentemente nós as alfabetizamos visualmente?

  • as cores do ambiente afetam nossas sensações e emoções?

  • as paredes, os materiais, a organização, todas as escolhas revelam as concepções que a escola/professor acredita?

Não é que não deva ter cores, não sou contra as cores, sou contra os excessos, é preciso proporcionar o bem-estar das crianças com ambientes harmônicos, faz bem até para nos professoras(es). A presença das cores é importante, oferece uma riqueza perceptiva e sensorial, mas a partir de uma distribuição equilibrada.


Segundo a abordagem Reggio Emilia o ambiente é o terceiro educador. Então, é essencial pensar o ambiente como um projeto pedagógico com intencionalidade. Preparar esse espaço com cuidado, sensibilidade e participação de toda a equipe. Essa intencionalidade expressa e comunica: pode envolver e seduzir ou trazer desconforto e indiferença.


Todas essas escolhas dizem respeito a dimensão estética, ou seja, como é pensada a organização e a combinação de móveis, materiais e cores, o que colocar nas paredes e até a presença de plantas. Este cuidado estético reflete nas sensações, nas experiências, nas aprendizagens, na concentração, na curiosidade, no encantamento e no prazer de estar no espaço.


Uma escola viva, que reflete os processos educativos têm o colorido das criações das crianças, as memórias e as histórias documentadas em suas paredes. As crianças participam ativamente da ambientação, o que também fortalece a sensação de pertencimento e a apropriação desses espaços. O ambiente pode ser lúdico sem ser excessivamente colorido.


Na filosofia Montessori as cores devem estar nos materiais, que são o foco de atenção das crianças. Mesas, chão e paredes devem ser mais neutras, há um limite de objetos por prateleiras, a mobília é acessível as crianças, o ambiente é claro e iluminado, sem hiperestimulação (em relação à cores, quantidade de objetos e coisas nas paredes).


As paredes fazem toda a diferença: as internas quando brancas ou com cores claras contribuem para que o ambiente se mostre mais iluminado, cria um ambiente mais limpo (visualmente) e facilita que os objetos e materiais chamem mais atenção.


A iluminação natural, a ventilação, a limpeza (inclusive pode ter vassouras e pás, cestos com pano para limpar chão e mesa na sala), a organização, a visibilidade, a autonomia e a escolha da disposição do mobiliário podem influenciar nas relações, na movimentação e nas possibilidades de uso do espaço.

Pensando nos espaços externos e na beleza das cores naturais e sua estética orgânica. Faz parte de pensar das experiências com a natureza, considerar algumas questões como:


  • Por que manter brinquedos de plástico, areia colorida e grama sintética? Por que manter apenas materiais plásticos e coloridos para areia e depois fazer propostas com elementos da natureza dentro da sala?


Tenho dito que para uma nova imagem de criança, uma nova imagem de educador e uma nova imagem de ambiente. Estudar e repensar os espaços e ambientes na educação infantil com a colaboração de outros profissionais é uma maneira alternativa à tradicional e necessária em um momento onde falamos de uma imagem de criança potente, capaz, protagonista, criativa e professores/educadores pesquisadores, potentes, criativos, autônomos, autores.


Não tem ideia de onde começar?


Confira os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil, os Parâmetros Básicos de Infra-Estrutura para Instituições de Educação Infantil (que no meu ponto de vista precisa ser atualizado) e no Currículo Integrador da Infância Paulistana.

Depois comece um diálogo com o livro "Crianças, espaços e relações: como projetar ambientes para educação infantil" da editora Penso, que nos apresenta com grandiosidade aspectos importantes nesse processo de ressignificar o olhar.

Visite escolas ou espaços que você admira, anote, fotografe, sensibilize seu olhar, questione, dialogue com outros educadores, pesquise e estude outras referências.


Leia sobre a psicologia das cores usada pela arquitetura, design, artes visuais, publicidade, comunicação visual etc. Pesquise outras áreas e amplie seu conhecimento, você vai descobrir que uso das cores não é aleatório e tem um porquê. As cores das paredes e até a forma como é pintada (metade, inteira, uma parte etc), por exemplo, podem deixar o espaço com a impressão de ser maior ou menor, de proximidade ou distância, mais baixo, mais ato, mais estreito. Estes e outros aspectos são encontrados no estudo da psicologia das cores. É maravilhoso pensar nessa relação do ser humano com as cores!


Independente da escola ter mais ou menos recursos essa é uma reflexão e uma postura necessária a todos os espaços educativos que atendem a primeira infância.


*Todos os direitos autorais das imagens e texto reservados para Marcela Chanan. É proibida sua cópia sem autorização prévia. O compartilhamento da publicação na íntegra diretamente do blog (link e via redes sociais) é livre. E para impressão é obrigatório colocar a referência.


Quer deixar um comentário? Escreva uma mensagem na caixa de contato do site!


Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.

Contato

Não envio nenhum tipo de material por e-mail, todo conteúdo que tenho está disponível aqui, é só explorar e pesquisar o site.

Obrigado! Mensagem enviada.

Imagem1.png

© 2019 por Marcela Chanan SP-BR criado com Wix.com

Todos os direitos autorais das imagens e textos reservados para Marcela Chanan. É proibida sua cópia sem autorização prévia.

bottom of page