• Marcela Chanan

MovimentArte: experiências com a dança-desenho

Atualizado: Out 2

#movimentoearte #movimentarte #segnimossi #arteegrafismo #dançaedesenho #infancia #linguagensdaarte

MovimentArte é um ateliê de experimentações com o corpo e a arte, por meio de brincadeiras lúdicas, movimento corporal, imaginação, sensação, conexão, interação, apreciação e muitas descobertas.

Os ateliês integram a dança, o grafismo e os ritmos sonoros possibilitando vivências abertas, criativas e ricas em expressões singulares.


Essa proposta nasceu depois que participei de um treinamento com o Projeto Segni Mossi e me tornei multiplicadora de suas experimentações, porém há uma reflexão desse trabalho em diálogo com outros artistas de várias linguagens que pesquisam o corpo e o grafismo.

Embora seja um projeto italiano, há inspirações brasileiras e estou refletindo sobre novas possibilidades conectadas as danças folclóricas, do qual esteve presente na minha formação como Brincante e me despertou, novamente, o desejo de aprofundar essa vivência.


O Sesc Av. Paulista foi um dos lugares onde coloquei em prática esses saberes durante cinco sábados, com crianças de 3 a 7 anos e seus familiares. Nessas sessões tive vários desafios para coordenar: contar sobre a proposta, manusear o som, fotografar, observar, identificar necessidades, improvisar, brincar com as crianças e convidar os adultos a se conectarem com seus filhos.


Foi uma das experiências mais lindas que já vivi, gostei muito dessa aproximação com as famílias, no sentido delas viverem a proposta junto com as crianças e muitas vezes aproveitar a experiência para si mesmo.


Fotos @culturainfantil

A belezura de observar como as crianças se relacionavam com o material, o espaço, a liberdade de brincar e desenhar. Algumas famílias me procuravam para fazer comentários sobre a proposta e o quanto estavam felizes de ver as crianças naquela experimentação, com a forma que conduzi faz a diferença. De forma coletiva e individual as crianças se divertiram muito e se surpreenderam com os registros.


Aprecie as fotos e verá quantas possibilidades de desenhar!


Desenhar deitado de costas, dando cambalhota, agachado, rolando o corpo no chão. Desenhar sem ver, inclinado, com as duas mãos, sozinho, em dupla, com a família.

Desenhar em movimento, em pé, girando, correndo, dançando, deitado, ajoelhado, ao mesmo tempo que outra pessoa.

Desenhar para experimentar gestos, se sentir livre, se expressar, deixar sua marca.

Desenhar e pisar, rasgar, entrar, deitar, brincar no desenho.

Desenhar com giz pastel, com o corpo, com tinta, com tecido.

Desenhar em conexão consigo mesmo!


Em dois sábados de encontros com educadores para dialogar sobre ateliê, levei a proposta MovimentArte para possibilitar experimentações e vivências com a dança-desenho: explorar, imaginar e descobrir para ressignificar o movimento, a dança, o desenho, as relações, o corpo.

As propostas quebram paradigmas em relação ao ensino das artes, que elas podem e devem se integrar, possibilitando vivências mais abertas, criativas e ricas em expressões singulares.


Tive outras oportunidades de diálogo com educadores como no XVI Território da Arte de Araraquara, interior de São Paulo, onde também realizei essa proposta na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira com crianças entre 8 e 11 anos. E com um grupo de professores de educação física da rede pública de Osasco-SP, em parceria com o Sesc.


Inclusive todo esse trabalho tem inspirado meu fazer com bebês e crianças pequenas, nessa relação entre o corpo e o desenho.


Para que eu aprofunde o olhar e as reflexões para esse fazer, preciso me colocar nesse tipo de vivência, então quando possível estou em novos treinamentos, faço alguns testes em casa e aprendo com a espontaneidade das crianças durante as proposições.


Fotos @olharpraver


Esse é um relato do meu primeiro treinamento com o projeto Segni Mossi, foi transformador:

http://culturainfantilearte.blogspot.com/2018/10/segni-mossi-corpo-diversao-arte-e.html


*Todos os direitos autorais das imagens e texto reservados para Marcela Chanan. É proibida sua cópia ou divulgação sem autorização prévia.

609 visualizações

Contato

© 2019 por Marcela chanan .SP-BR Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza