MovimentArte: experiências com a dança-desenho
- Marcela Chanan

- 1 de set. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de out. de 2025
Por Marcela Chanan

MovimentArte é um ateliê de experimentações com o corpo e a arte, por meio de brincadeiras, movimento corporal, imaginação, sensação, conexão, interação, ritmo, apreciação, conversas e muitas descobertas.
Os ateliês integram a dança, o grafismo e os ritmos sonoros possibilitando vivências abertas, criativas e ricas em expressões singulares.
Essa proposta nasceu depois que participei de um treinamento com o Projeto Segni Mossi em 2018 no Sesc Santos e me tornei multiplicadora de suas experimentações, desenvolvendo uma reflexão desse trabalho em diálogo com outros artistas de várias linguagens que pesquisam o corpo e o grafismo. Embora seja um projeto italiano, há inspirações brasileiras e estou elaborando novas possibilidades conectadas com as danças da cultura brasileira, do qual se faz presente na minha formação como Brincante e me despertou o desejo de aprofundar essa vivência.
O Sesc Av. Paulista foi um dos lugares onde coloquei em prática esses saberes durante cinco sábados, com crianças de 3 a 7 anos e seus familiares. Nessas sessões tive vários desafios para coordenar: contar sobre a proposta, manusear o som, fotografar, observar, identificar necessidades, improvisar, brincar com as crianças e convidar os adultos a se conectarem com seus filhos. Foi uma das experiências mais lindas que já vivi, gostei muito dessa aproximação com as famílias, no sentido delas viverem a proposta junto com as crianças e muitas vezes aproveitar a experiência para si mesmo.

A belezura de observar como as crianças se relacionavam com o material, o espaço, a liberdade de brincar e desenhar. Algumas famílias me procuravam para fazer comentários sobre a proposta e o quanto estavam felizes de ver as crianças naquela experimentação, com a forma que conduzi faz a diferença. De forma coletiva e individual as crianças (e os adultos) se divertiram muito e se surpreenderam com as marcas e gestos registrados no papel.
Aprecie as fotos e verá quantas possibilidades de desenhar!
Desenhar deitado de costas, dando cambalhota, agachado, rolando o corpo no chão. Desenhar sem ver, inclinado, com as duas mãos, sozinho, em dupla, com a família.
Desenhar em movimento, em pé, girando, correndo, dançando, deitado, ajoelhado, ao mesmo tempo que outra pessoa.
Desenhar para experimentar gestos, se sentir livre, se expressar, deixar sua marca.
Desenhar e pisar, rasgar, entrar, deitar, brincar no desenho.
Desenhar com giz pastel, com o corpo, com tinta, com tecido.
Desenhar em conexão consigo mesmo!
Em dois sábados de encontros com educadores e professores para dialogar sobre ateliê ainda no Sesc Av. Paulista, levei a proposta MovimentArte para possibilitar experimentações e vivências com a dança-desenho: explorar, imaginar e descobrir para ressignificar o movimento, a dança, o desenho, as relações, o corpo.

As propostas quebram paradigmas em relação ao ensino das artes, que elas podem e devem se integrar, possibilitando vivências mais abertas, criativas e ricas em expressões singulares.
Tive outras oportunidades de diálogo com educadores como no XVI Território da Arte de Araraquara, interior de São Paulo, onde realizei o ateliê MovimentArte com os professores da rede pública e com crianças entre 8 e 11 anos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira.
Em outro momento estive com um grupo de professores de educação física da rede pública de Osasco-SP, em parceria com o Sesc. Essas experiências estão transformando meu olhar e prática com os bebês e crianças em meu trabalho como professora de educação infantil e também na minha atuação como formadora.
Para que eu aprofunde o olhar e as reflexões para esse fazer, preciso me colocar nesse tipo de vivência, então sempre que possível estarei em novos treinamentos, faço alguns testes em casa e aprendo com a espontaneidade das crianças durante as proposições. Durante a Pandemia participei de um treinamento online com Segni Mossi.
Fotos @olharpraver

*Todos os direitos autorais das imagens e texto reservados para Marcela Chanan. É proibida sua cópia sem autorização prévia. O compartilhamento da publicação na íntegra diretamente do blog (link e via redes sociais) é livre. E para impressão é obrigatório colocar a referência.
Quer deixar um comentário? Escreva uma mensagem na caixa de contato do site!
Trabalhos realizados após essas experiências, como tem reverberado na minha ação pedagógica:







Comentários